sábado, 23 de abril de 2016

Nascendo de novo forrasteiro

    Agora, sábado a noite, 20:40 da noite, uma hora mais cedo que no horário de Brasilia e já escura a bastante tempo, completam cinco dias que estamos em um novo lugar e em novo estado. Estado de forasteiros a três estados ao norte do nosso no território nacional.
    Em pleno mês de abril, nosso organismo gauchesco que já aguarda as primeiras friagens, estranha fortemente a media de 35 graus Celsius. Nossos olhos acostumados ás coxilhas e montanhas buscam incansavelmente as montanhas e campinas inexistentes, sem saber da grandeza dessa cidade nova, que nos prega peças por sua planície, e transforma toda rua em única.
    Seguindo a estranheza ambiental e morfológica vem a estranheza social. Contando todas as pessoas que conhecemos aqui podemos encher, no máximo, uma mão e meia. Alem dessa escassez de conhecidos, a distancia pessoal aumenta com a escassez de semelhanças físicas. Minha pele quase transparente de tão branca acompanhada das características arianas e um sotaque muito do interiorano e um “Baahhh” bem acentuado, destoam tanto da população local que me fazem entender bem o que é ser estranho em terras longe de casa.
     Não é que nunca estivesse estado longe de casa, mas cada ida é diferente, e em cada ida se vai mais que da ultima. E agora, em estado de mulher casada, me torno visita no lugar que sempre chamei de lar. É tudo uma junção de novidades e desafios, de desbravos e descobertas, quase como nascer de novo.
     E pense que benção, nascer de novo! Quantas pessoas podem ter esse privilegio?! Se ate aqui toda essa descrição de cenário pareceu um lamento, coloque as lentes cor de rosa e me acompanhe na maravilha que é nascer de novo.
     Nem todos nós temos a sorte de manter um auto-amor e admiração de si mesmo por toda a vida. As vezes passamos por baixos e fazemos coisas das quais não nos orgulhamos nada.  Tem aqueles dias que nos perguntamos qual o propósito da nossa existência, e em outros amaldiçoamos o dia do nosso nascimento. Que maravilhosa benção nascer de novo!
    Se quando crianças, já soubéssemos de tantas coisas, como seria mais linda a vida. Se desde que abríssemos os olhos escolhêssemos ver o lado lindo da vida, que linda vida seria. Mas o ditado que diz “ninguém nasce sabendo” é totalmente real. Não nascemos sabendo que ser feliz é uma escolha. Não sabemos que todo limão, indiferente de cor e espécie pode ser limonada. Não sabemos que cada mudança louca da vida é uma brilhante oportunidade de começar tudo de novo.
    Achamos que só se pode nascer uma vez, mas acredite em mim, com um pouco de coragem, bastante fé e muito amor, você pode renascer a qualquer momento para se tornar uma pessoa melhor. É possível sim ser a pessoa que admiramos. É possível sim que a vida seja linda onde quer que estejamos.

      Aqui a tantos quilômetros da nossa terra, existe tanta beleza a ser vista, tantas araras colorindo o céu e o som, tantas capivaras mansas com seus filhotes na beira da lagoa fazendo imaginar como será o paraíso. Aqui tão longe da nossa terra e ainda assim em nosso país, existem tantos gostos por conhecer, palavras a aprender, pessoas a admirar, coisas a entender, quase como nascer de novo. Que benção nascer de novo sabendo das coisas. Que benção saber que a beleza esta nos nossos olhos. Que benção ter orgulho de quem se é, se amar e amar e admirar a pessoa que segura minha mão nesse recomeço. Que maravilhosa benção nascer de novo!

Um comentário: